Vamos parar de reclamar?

Você ainda está com sono, mas precisa acordar cedo para trabalhar. O que você faz? – Reclama.

Você tem uma prova super difícil e sabe que precisa estudar, mas ao invés disso… O que você faz? – Reclama.
Você está no trânsito e precisa parar, para que uma pessoa consiga atravessar a rua. O que você faz? – Reclama.
Você precisa aguardar a sua esposa sair do trabalho para que possam almoçar, ela se atrasa, sem intenção. Mas o que você faz? – Reclama.
Seu filho precisa conversar, está com algum problema, mas você está “ocupado”. Além de não dar a atenção que ele precisa, o que você faz? – Reclama.
Você bate o dedinho do pé, precisa lavar a louça, precisa pagar uma conta, precisa fazer um favor, precisa dizer um bom dia, boa tarde, precisa dizer um obrigado, você precisa dizer eu te amo, poxa. Mas todos os dias você substitui estas palavras e atitudes por? – RECLAMAÇÃO.
Eu sei, somos seres humanos, somos falhos, e todos os dias acontecem coisas que nos tiram do sério, mas você já parou pra pensar que se tivesse reagido de uma forma diferente para todas as situações citadas à cima, a sua vida seria mais leve?
Ah! Mas a vida não é uma novela, muito menos um filme hollywoodiano. Eu sei, sem essa de: “ai, mas existem pessoas em situação pior.”

E realmente existem, mas isso não vem ao caso, e é neste ponto que eu queria chegar. Cada um tem seu próprio problema pra resolver, sua particularidade, mas todos os dias as pessoas se sobrecarregam e vivem estressadas por motivos fúteis, e normalmente pelos mesmos motivos, todos os dias, a rotina se torna tão enjoativa e cansativa, que as mesmas atividades que você fez ontem e não te irritaram, muito provavelmente irão te irritar amanhã, e isso vai depender de inúmeros fatores, mas basicamente do seu humor, e de como você vai reagir quando ele for afetado. Parece complicado, mas não é. Você simplesmente deve identificar o que te tira do sério, e controlar as suas atitudes quando isso acontecer, a sua reação para algum problema é reclamação?

– Então pode ter certeza que o seu dia vai ser insuportável.
Quando algo de tirar do sério você pode:

 

  • Respirar fundo durante 10 ou 20 segundos; (só não pode parar de respirar, ta? rsrsrs)
  • Rir ironicamente da sua desgraça;
  • Ouvir uma música legal;
  • Cantar uma música legal; (Se possível, em voz alta)
  • Ouvir uma música ruim;
  • Cantar uma música ruim; (Se possível, em voz alta)
  • Assistir coisas legais na internet;
  • Contar uma piada;
  • Comer;
  • Ler um livro.

É o começo de uma lista que pode ser completada com coisas legais que você faz quando passa por situações complicadas. Não serve pra virar um X-Men e muito menos pra criar superpoderes. Simplesmente para conseguir enfrentar os problemas e a rotina com mais alegria e tranquilidade.
E você, como tem reagido aos problemas?
Lembre-se: O que mais te afeta não são os problemas em si, e sim, como você reage quando eles aparecem.

 

Esperamos que funcione com vocês.